Saúde distribui ‘kit-fissura’ para ajudar fumantes a largarem o vício

Damasco, cravo, canela e até casca da laranja viram armas contra o tabagismo

Paulo Alexandrowitsch/SES-SP O Cratod, que fica no bairro do Bom Retiro, na Capital, oferece o kit

O Cratod, que fica no bairro do Bom Retiro, na Capital, oferece o kit

A Secretaria de Estado da Saúde decidiu distribuir o chamado "kit-fissura" para pacientes dependentes de cigarro atendidos no Cratod (Centro de Referência em Álcool, Tabaco e outras Drogas), serviço ambulatorial da pasta na capital paulista. O objetivo é oferecer uma espécie de ajuda emergencial para pessoas em tratamento nas horas em que elas ficam com desejo muito grande de fumar.


O kit é composto basicamente por fibras naturais, como damasco, uva passa, cravo, canela e casca crocante de laranja. Os alimentos são embalados em um saco plástico fechado e entregues gratuitamente nas quatro sessões iniciais do tratamento.


Além disso, as nutricionistas do Cratod orientam os pacientes a usarem, em casa, os alimentos que desejarem para conter a fissura, evitando produtos calóricos como balas e doces, que podem estimular o ganho de peso após a interrupção do hábito de fumar.


"Percebemos que não bastava apenas orientar sobre alternativas para conter a fissura, pois muitos pacientes acabavam esquecendo de montar o kit ou escolhiam alimentos inadequados, como chocolate, por exemplo. O kit é uma forma de estimulá-los a adotarem esta prática, que é fundamentar para deter aquela vontade incomensurável de acender um cigarro", afirma Stella Regina Martins, médica do Cratod.


Inaugurado em 2002, o Cratod oferece atendimento multidisciplinar contra o tabagismo a cerca de 2,4 mil novos pacientes por ano, envolvendo uma equipe composta por médicos, psicólogos, enfermeiros, nutricionistas e até dentistas. Além do kit-fissura, são distribuídos medicamentos, gomas de nicotina e adesivos às pessoas em tratamento.


O Cratod fica na rua Prates, 165, no Bom Retiro, região central de São Paulo.


Da Secretaria de Estado da Saúde