Dicas para quem quer parar de fumar

ESCOLHA UM MÉTODO PARA DE IXAR DE FUMAR

Parada Abrupta

Você marca uma data e nesse dia não fumará mais. Além disso, jogue fora maços e lave suas roupas, inclusive as de cama Essa deve ser sempre sua primeira opção.

Parada Gradual

Você pode utilizar este método de duas formas. A primeira é reduzindo o número de cigarros. Por exemplo: um indivíduo fuma 30 cigarros por dia. No primeiro dia, fuma os 30. No segundo, 25. No terceiro, 20. No quarto, 15. No quinto, 10. No sexto, 5. O sétimo dia seria a data para deixar de fumar e o primeiro dia sem cigarros.

A segunda forma é retardando a hora do primeiro cigarro. Por exemplo: no primeiro dia você começa a fumar às 9 horas. No segundo, às 11h. No terceiro, às 13 h. No quarto, às 15h. No quinto, às 17h. No sexto, às 19h. No sétimo dia seria a data para deixar de fumar e o primeiro dia sem cigarros.

A estratégia gradual não deve gastar mais de duas semanas para ser colocada em prática, pois pode se tornar uma forma de adiar, e não de parar de fumar. O mais importante é marcar uma data-alvo para que seja seu primeiro dia de ex-fumante. Lembre-se também que fumar cigarros de baixos teores não é uma boa alternativa. Todos os tipos de derivados do tabaco (cigarros, charutos, cachimbos, cigarros de Bali, etc) fazem mal à saúde. Caso não consiga parar de fumar sozinho, procure orientação médica. Cuidado com os métodos milagrosos para deixar de fumar. Não tenha medo!

Dos sintomas da síndrome de abstinência

O organismo volta a funcionar normalmente sem a presença de substâncias tóxicas e alguns fumantes podem apresentar (varia de fumante para fumante) sintomas de abstinência como fissura (vontade intensa de fumar), dor de cabeça, tonteira, irritabilidade, alteração do sono, tosse, indisposição gástrica e outros. Esses sintomas, quando se manifestam, duram de uma a duas semanas.

NÃO TENHA MEDO!

Da recaída

A recaída não é um fracasso. Comece tudo novamente e procure ficar mais atento ao que fez você voltar a fumar. Dê várias chances a você, até conseguir. A maioria dos fumantes que deixou de fumar fez em média três a quatro tentativas até parar definitivamente.

De engordar

Se a fome aumentar, não se assuste, é normal um ganho de peso de até 2 kg, pois seu paladar vai melhorando e o metabolismo se normalizando. De qualquer forma, procure não comer mais do que de costume. Evite doces e alimentos gordurosos. Mantenha uma dieta equilibrada com alimentos de baixa caloria, frutas, verduras, legumes etc. Prefira produtos diet / light e naturais. Beba sempre muito líquido, de preferência água e sucos naturais. Evite café e bebidas alcoólicas. Eles podem ser um convite ao cigarro.

CUIDADO COM AS ARMADILHAS !

Nos momentos de estresse

Procure se acalmar e entender que momentos difíceis sempre vão ocorrer e fumar não vai resolver seus problemas.

Sentindo vontade de fumar

A vontade de fumar não dura mais que alguns minutos. Nesses momentos, para ajudar, você poderá mascar chicletes ou chupar balas, beber água gelada ou comer uma fruta. Mantenha as mãos ocupadas com um elástico, pedaço de papel, rabisque alguma coisa ou manuseie objetos pequenos. Não fique parado - converse com um amigo, faça algo diferente que distraia sua atenção.

Exercícios de relaxamento

São um ótimo recurso relaxar. Faça a respiração profunda: respire fundo pelo nariz e vá contando até seis, depois deixe o ar sair lentamente pela boca até esvaziar totalmente os pulmões. Relaxamento muscular: estique os braços e pernas até sentir os músculos relaxarem.

Proteja-se!

Após parar de fumar, uma simples tragada pode levar você a uma recaída. Evite o primeiro cigarro e você estará evitando todos os outros.

Clique aqui e faça um teste para saber seu grau de dependência do cigarro.

Fonte: Instituto Nacional de Câncer (Inca)